Missão Pedagógica abre inscrições para professores

25/03/2015 13h56


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarMissão Pedagógica abre inscrições para professores.(Imagem:Divulgação)

Estão abertas, até 26 de abril, as inscrições para a quinta edição do Missão Pedagógica no Parlamento, programa da Câmara dos Deputados que busca reconhecer os esforços de educadores na disseminação dos valores da democracia e da cidadania.

Professores regentes, coordenadores e orientadores pedagógicos do ensino fundamental e/ou médio da rede pública podem participar. Esses profissionais devem ter o interesse de proporcionar a seus alunos experiências voltadas à formação de cidadãos conscientes.

Os interessados devem se inscrever no processo seletivo, que consiste na participação no curso a distância Educação para democracia e o Parlamento, com carga horária de 30 horas. Serão disponibilizadas 216 vagas, 8 para cada estado e o Distrito Federal, preenchidas por sorteio eletrônico.

Caso não haja inscritos para todas as vagas de determinado Estado, estas serão remanejadas para outros Estados da mesma região, priorizando aqueles com maior número de habitantes. Os 54 professores com melhor desempenho no curso serão os escolhidos para participar do programa Missão Pedagógica no Parlamento.

O programa tem carga horária de 90 horas, divididas em dois módulos: Módulo Presencial (40 horas), que será realizado em Brasília no período de 31 de agosto a 4 de setembro, e Módulo de Aplicação (50 horas), na modalidade de educação a distância, no período de 15 de setembro a 21 de novembro.

A Câmara custeia passagens áreas, hospedagem e alimentação para que os professores selecionados participem do Módulo Presencial. Os participantes que concluírem com êxito o programa recebem, ao final da formação, certificado expedido pelo Centro de Formação, Treinamento e Desenvolvimento da Câmara dos Deputados, com carga horária de 120 horas de capacitação. Serão abordados temas como noções sobre democracia, representação e confiança; introdução e problematização sobre o processo legislativo, e introdução ao tema participação do cidadão.

Entre no sites: www.camara.leg.br/edulegislativa, clicando em Educação para Democracia e depois em Missão Pedagógica no Parlamento - Conheça mais, baixe o edital e faça sua inscrição.

Mais informações

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como Deputados Jovens.

A primeira edição do programa ocorreu em 2004. De lá para cá, houve a participação de 846 jovens parlamentares estudantes do ensino médio. Desde 2011, além dos estudantes do terceiro ano, os do segundo ano também podem participar, além dos alunos que cursam o ensino técnico integrado ao ensino médio.

Durante o período da Legislatura prevista para os estudantes, que tem a duração de cinco dias, os participantes têm a oportunidade de experimentar o dia a dia dos parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções. O trâmite das proposições apresentadas pelos deputados jovens se dá de acordo, na medida do possível, com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook