Atriz sai em defesa de jovens da Rocinha e PM pede que ela assine 'termo de responsabilidade'

04/07/2015 09h44


Fonte Globo.com

Imagem: Arquivo - Michel Filho / Agência O GloboClique para ampliarLetícia Sabatella(Imagem:Arquivo - Michel Filho / Agência O Globo)Letícia Sabatella

Um episódio envolvendo a atriz Letícia Sabatella e três adolescentes da Rocinha está repercutindo nas redes sociais desde quinta-feira, logo após ela publicar um texto contando a sua história. Durante um passeio de bicicleta pela Gávea, ela foi abordada pelo trio que pediu para fazer uma selfie com a artista. Eles chegaram a conversar, e os meninos disseram que se interessavam por teatro. Após o rápido bate-papo, Letícia seguiu em frente e, na volta, encontrou o grupo sendo escoltado por dois policiais militares. A atriz intercedeu pelos jovens e, de acordo com ela, os PMs pediram que ela assinasse um termo se responsabilizando pela liberação dos garotos, que estavam sem documentos. Nesta sexta-feira, a postagem já havia recebido mais de 40 mil curtidas e cerca de 7 mil compartilhamentos.

“Eles (os garotos) me chamaram de novo para que eu explicasse para os policiais que só conversaram comigo. Fui ver o que estava havendo, e o guarda me disse que estavam esperando uma escolta adequada para levá-los à Rocinha. Tinham recebido uma denúncia",
escreveu a atriz na rede social.

No texto, ela diz que os policiais estariam seguindo ordens superiores e, por isso, ela teria que assinar um termo de responsabilidade antes que eles fossem liberados.

“Perguntei se eles viam algum problema pelo fato de os meninos estarem na Gávea, se eles não teriam o mesmo direito que eu de estar ali. O policial, sensivelmente incomodado com a situação, me disse que não achava aquilo muito correto também, mas eram ordens superiores de uma política atual. Os meninos estavam sem documentos”, escreveu a atriz.

Entre os comentários que a postagem recebeu desde a quinta-feira, a maioria de elogios, um era de um dos adolescentes envolvidos, agradecendo:

“Se não fosse por você, poderia estar na pior. Só tenho a te agradecer e pedir a Deus que ilumine sua carreira”,
escreveu o jovem.

POLICIAIS SERÃO IDENTIFICADOS E REORIENTADOS, DIZ PM

A ação dos policiais, no entanto, não seguiu as normas da corporação, de acordo com o comandante do 23º BPM (Leblon), Coronel Joseli Candido. Segundo a assessoria de comunicação da PM, nesse caso os policiais deveriam chamar as autoridades competentes da Secretaria de Assistência Social, que faz o acolhimento de pessoas em situação de rua. Já no caso de menores em flagrante delito, o PM deve fazer a apreensão e o encaminhamento para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). Ainda de acordo com a assessoria, os policiais serão identificados e reorientados.

Letícia disse ao GLOBO que fez questão de frisar que os policiais em momento algum foram agressivos.

— Não é com repressão que você resolve, mas com espaços para que eles (jovens) possam usar. A gente anda na rua e vê uma situação difícil. E muitas vezes o que acontece é a gente se fechar para se proteger dessa dor. Esses jovens acabam sem visibilidade, e a única forma de ele ser visto é quando ele pega uma arma. O que é oferecido para o menino do morro? Qual é o palco, o espaço que ele tem? — questiona a atriz, que pretende ajudar os meninos.

— Saímos todos tirando alguma lição disso, e espero poder ajudar realmente a encaminhá-los para arte, para educação cidadã, para o esporte. E já está aparecendo o apoio de pessoas que experimentaram essa mesma realidade de segregação e conseguiram vencer esta barreira.



Tópicos: policiais, atriz, jovens